quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Unicef aponta crescimento no número de adolescentes na faixa da extrema pobreza.




A Unicef divulgou nesta quarta-feira o relatório da Situação da Adolescência Brasileira, revelando que o jovem brasileiro está mais pobre e permanece exposto a casos de violência em um nível preocupante.
Dos 21 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos no país, cerca de 7,9 milhões (38%) vivem em situação de pobreza, com famílias de renda mensal inferior a meio salário mínimo por pessoa, algo em torno de R$ 272,50. Os casos mais graves estão entre os 3,7 milhões (17,6%) que vivem na extrema pobreza, famílias com até 1/4 do salário mínimo por pessoa, R$ 136,25.
Os dados mostram ainda que a participação de adolescentes na faixa mais pobre da população aumentou. De 2004 a 2009, o número de jovens na extrema pobreza pulou de 16,3% para 17,6%, indo na contramão da crescente redução da pobreza no país. 

FONTE: SITE POP

sábado, 26 de novembro de 2011

Comissão do Senado conclui votação do Código Florestal.


A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado concluiu nesta quinta-feira (24) a votação do novo Código Florestal. A proposta será votada pelo plenário do Senado em regime de urgência na próxima semana e, caso seja aprovada, retorna à Câmara.
Nesta quarta-feira (23), a comissão aprovou o texto-base do relatório apresentado pelo senador Jorge Viana (PT-AC), mas os 77 destaques (mudanças) apresentados pelos senadores foram apreciados somente nesta quinta.
As APPs são locais como margens de rios, topos de morros e encostas considerados frágeis e que devem ter a vegetação original protegida.Em quase seis horas de discussão, Viana acolheu quatro destaques. As mudanças aprovadas se referem ao controle de incêndios e à proibição da regularização de atividades consolidadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de proteção integral localizadas em imóveis inseridos nos limites de unidades de conservação criadas até a data de promulgação do novo Código Florestal.
Em relação aos incêndios, fica determinado que "na apuração da responsabilidade pelo uso irregular do fogo em terras públicas ou particulares, a autoridade competente pela fiscalização e autuação deverá comprovar o nexo de causalidade entre a ação do proprietário ou qualquer preposto e o dano efetivamente causado".
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que apresentará, durante votação no plenário, uma emenda para tornar a agricultura atividade de interesse social. O objetivo do senador é permitir atividades nos apicuns, que são parte dos manguezais onde existe expressiva produção de camarão, especialmente no Nordeste, e estão submetidos às regras das APPs.
Ajustes
Nesta quarta, Viana acatou uma série de emendas sugeridas por parlamentares da bancada ruralista. Com a nova redação, a conversão de multa para pequenos agricultores e donos de terras com até quatro módulos fiscais autuados por desmatamento até julho de 2008 passou a valer também para grandes agricultores. Outra mudança acatada por Viana foi permitir produção agrícola e pecuária em encostas entre 25 e 45 graus.
O relator manteve o texto aprovado pela Câmara que determina a obrigação de recompor margens de rios em pelo menos 15 metros de mata ciliar para rios até 10 metros de largura, porém, estabeleceu que a obrigação, para propriedades com até quatro módulos fiscais, não poderá exceder 20% da área da propriedade.
O texto-base do projeto de reforma do Código Florestal já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Ciência e Tecnologia (CCT) e Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado.
Info Código Florestal 24.11 (Foto: Editoria de Arte/G1)

sábado, 19 de novembro de 2011

MOVIMENTO GOTA D'ÁGUA.


Segue em anexo um vídeo interessante da polêmica usina de BELO MONTE. Reflita uma pouco sobre a questão energética de nosso Brasil.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ainda falta Consciência!

O Dia da Consciência Negra é uma das mais importantes datas a ser comemorada, pois representa a luta do povo brasileiro por uma sociedade igualitária, sendo uma forma coletiva pela extinção do preconceito racial, além de ser essencial para a formação da cultura nacional.
Em pleno século XXI, com o mundo em constante evolução, ainda existem pessoas que estão presas ao passado, sendo necessária a criação desta data em prol de uma sociedade com igualdade e livre de preconceito.
Outro aspecto seria a união da sociedade a favor da extinção do racismo estabelecida pela imagem do negro ainda inferior perante o branco, onde a cor da pele passou a interferir na capacidade e no caráter do individuo.
Além disso, é fácil perceber a colaboração do negro durante a formação da cultura nacional. Atuando tanto nos aspectos políticos, quanto sociais do país, sendo essencial a conscientização sobre a importância desses povos no Brasil.
Em virtude dos fatos mencionados somos levados a pensar que o preconceito racial permanece na sociedade desde tempos mais remotos, por serem os negros menosprezados durante a escravidão, e mesmo com o mundo em constante evolução, as pessoas ainda neste aspecto, permanecem congeladas ao passado, sendo necessária a criação do Dia da Consciência Negra para deixar ciente a população a respeito da importância dos negros em nosso Brasil.
Yaminny Aparecida Carvalho Ribeiro - TURMA 300

domingo, 13 de novembro de 2011

Ocupação Ideal..



O que marca nessa história de ocupação no RJ, é que parece que só ter um pouco de vontade e as coisas acontecem... não é nada demais, é puramente o Estado e a Polícia cumprindo com a sua obrigação e nada mais!
E esperamos que saibam manter essa política, porque bandido sempre vai brotar de todo lado!

RACISMO É BURRICE!




Segue em anexo um vídeo para que possamos refletir nossas atitudes relativas ao racismo.

20 de novembro - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

sábado, 12 de novembro de 2011

Projeto Nosso Parque

Segue em anexo o vídeo referente ao Projeto Nosso Parque, comentando anteriormente (é curtinho, mas vale a pena).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL - ADESA



ImprimirE-mail


Entidade sem fins lucrativos, de personalidade jurídica própria, fundada em 18 de dezembro de 2000. Considerada de Utilidade Pública pela Lei Municipal 6.784 de 22 de abril de 2003.

Objetivos da Organização:
Segundo o Art. 2º do estatuto da ADESA a instituição tem por finalidades:
§ 1º - Receber e encaminhar aos órgãos competentes denuncias de agressão ao meio ambiente;
§ 2º - Elaborar, executar e prestar apoio jurídico e técnico a projetos ambientais, esportivas, culturais e sociais;
§ 3º - Organizar eventos, visando o desenvolvimento sustentável;
§ 4º - Incentivar o ecoturismo;
§ 5º - Defender e promover o bem estar do homem enquanto sujeito a ações degradantes do meio ambiente;
§ 6º - Viabilizar recursos para projetos ambientais, culturais e sociais;
§ 7º - Capacitar recursos humanos;
§ 8º - Propor ação civil pública visando à proteção ao meio ambiente, ao consumidor, ao patrimônio público, cultural, estético, histórico, turístico e paisagístico.



Tem participação na elaboração de políticas públicas, e representa a Sociedade Civil Organizada nos seguintes órgãos: 


- Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Sete Lagoas- CODEMA/SL
- Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sete Lagoas - CMD
- Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba
- Conselho Estadual de Meio Ambiente (URC/Paraopeba)
- Conselho de Recursos Administrativos - CRAD da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sete Lagoas



Convênios e parcerias:

- Convênio de Cooperação Mútua 01/2007 e 01/2009 entre a ADESA e a SELTUR  (Sete Lagoas, Turismo e Lazer) - O Objeto do presente Convênio é a integração dos convenentes para a gestão compartilhada do Parque da Cascata.
- Convênio de Cooperação Mútua com a Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
- Convênio de Cooperação Mútua n° 020400405 com o IEF – Instituto Estadual de Florestas.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O QUE ROLA NA BIBLIOTECA


Viaje pelo mundo dos livros
No dia 29/10/2011 foi comemorado o “DIA NACIONAL DO LIVRO”. Neste dia lançamos o concurso de frases para falar sobre a importância da leitura no cotidiano e o cuidado com o livro didático.
Poderão participar do concurso alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental.
Participe!
Informe-se na biblioteca ou com seus professores e confira o regulamento
Entrega dos trabalhos até o dia 20/11/2011. Vale a pena participar!
As três melhores frases serão premiadas.
Na biblioteca você vai encontrar obras de escritores brasileiros e estrangeiros que farão com que você descubra um mundo novo.
Veja as novidades:
▪ A ESTRELA SOBE
▪ ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
▪ ESCONDENDO EDITH UMA HISTÓRIA REAL
▪ A FARSA DA BOA ESPERANÇA
▪ A MAJESTADE DO XINGU
▪ ESMERALDA
▪ MÃOS DE CAVALO
▪ FRANKENSTEIN
▪ BABEL HOTEL
▪ A MEGERA DOMADA
▪ O COLECIONADOR DE MANHAS
▪ NAVIOS DAS CORES
▪ O DOM
▪ ODISSÉIA
▪ OS HERDEIROS DO LOBO
▪ ROBIN HOOD – A LENDA DE UM FORAGIDO
▪ DESENHO MUDO

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diretores das escolas estaduais serão nomeados no mês de janeiro.




Processo de indicação aconteceu em 3.574 escolas do Estado e envolveu toda a comunidade escolar


Os novos diretores das escolas da rede pública estadual serão nomeados no mês de janeiro. Indicados pela comunidade escolar no último mês de junho, os gestores assumirão seus postos nas escolas a partir do início do próximo ano. Os indicados para o cargo de diretor de escola serão nomeados pelo governador Antonio Anastasia, já os indicados para a função de vice-diretor serão designados pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. O processo de indicação aconteceu em 3.574 escolas do Estado e em 1.363 delas foram indicados novos nomes para a direção.
Os nomes dos diretores e vices serão publicados no Diário Oficial dos Poderes do Estado, o jornal Minas Gerais. A partir daí, os indicados terão um prazo estabelecido para tomar posse e entrar em exercício, que será estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação.
Processo de indicação aconteceu em 3.574 escolas do Estado. Foto: Renato Cobucci. Secom/MG
Os novos gestores foram indicados pela comunidade escolar por meio do voto. Pais, servidores e estudantes ligados a cada escola tiveram o direito de fazer sua escolha em um processo secreto de votação. Os votos foram apurados pelas comissões organizadoras de cada escola e inseridos em sistema online da Secretaria. Foi a 7ª vez que a comunidade escolar foi às urnas para exercer seu direito de escolha, a primeira foi em 1991.


domingo, 6 de novembro de 2011

PARA REFLETIR!


JÔ SOARES, A PROPÓSITO DE SER PROFESSOR… 
O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de “barriga cheia”.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um “Adesivo”.
Precisa faltar, é um “turista”.
Conversa com os outros professores, está “malhando” nos alunos..
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não se sabe impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a “língua” do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é retido, é perseguição.
O aluno é aprovado, deitou “água-benta”.
É! O professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele